É possível conseguir o corpo perfeito apenas com cirurgia plástica?

10
3min de leitura

A antiga visão da cirurgia plástica como um “atalho” para alcançar a forma corporal desejada, sem a necessidade da prática regular de atividade física, vem perdendo cada vez mais força. Buscar o “corpo perfeito” através de procedimento cirúrgico como uma alternativa mais rápida e simples não só demonstrou insucesso a longo prazo, como também é algo não recomendado do ponto de vista médico.

Não há como negar que a relação existente entre cirurgia plástica e a prática esportiva é, na verdade, uma forte relação de complementação e não de exclusão. Inúmeros estudos comprovaram que, entre os pacientes que buscam um procedimento cirúrgico estético para melhora do contorno corporal (em especial as cirurgias plásticas abdominais), aqueles que tem como rotina a prática de atividades físicas demonstraram uma satisfação muito maior com o resultado final. 

Um dos fatores determinantes disso é a maior longevidade do resultado alcançado por esses pacientes em comparação com aqueles que não têm esse costume. Se a possibilidade de manter os resultados por muito mais tempo já é algo de extrema relevância para quem busca uma cirurgia plástica, podemos ainda acrescentar outros benefícios, como uma tendência à recuperação mais rápida e confortável no pós-operatório, menores riscos durante a cirurgia e anestesia devido a uma maior capacidade cardíaca e pulmonar para tolerar o procedimento e melhor tônus muscular e cutâneo que tendem a responder melhor à cirurgia, consequentemente apresentando resultados finais mais satisfatórios.

Naturalmente, o indivíduo que busca a complementação dos resultados estéticos de contorno corporal através da cirurgia plástica tende a se submeter a procedimentos de menor porte para corrigir “imperfeições” que não responderam satisfatoriamente à prática adequada de atividade física. Estes são os casos em que a cirurgia plástica encontra seus melhores desfechos e apresenta os menores riscos. 

Por outro lado, a cirurgia realizada em um paciente sedentário em busca de resultado rápido tende a ser um procedimento de maior porte e, por vezes, de maior risco. Além disso, a persistência de um estilo de vida sedentário não poderá sustentar, a longo prazo, o resultado obtido.

Nunca é demais lembrar que a rotina de exercícios físicos terá um maior potencial de resultados quando associada a uma alimentação equilibrada e saudável. Para isso, é importante ter sempre a orientação e acompanhamento de um profissional de educação física e de nutricionista capacitados. 

É claro que, logo após uma cirurgia, existem restrições de atividades de esforço físico por um determinado tempo. No entanto, o retorno gradativo a elas e de forma adaptada às limitações iniciais impostas por cada procedimento permitirão uma recuperação mais rápida e confortável. Neste período, é importante que o paciente siga rigorosamente as orientações médicas, de modo a poder retomar suas atividades por completo de forma segura e no momento mais indicado.

Por fim, se considerarmos que a melhora da autoestima e o bem-estar alcançados através da prática esportiva representam, também, um dos grandes benefícios trazidos pela cirurgia plástica, então podemos afirmar que esta relação de complementação entre ambos se dá não só no aspecto físico, mas também no aspecto psicológico, resultando em maior equilíbrio e harmonia entre o corpo e a mente.


É possível conseguir o corpo perfeito apenas com cirurgia plástica?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cirurgia plástica Dr. Lourenço Senandes procedimento cirúrgico

Quem viu também curtiu

Vamos falar sobre secreção vaginal?

Endometriose

Ansiedade! Você sabia que a reflexoterapia pode ajudar?

Olá, seja bem vindo (a), que bom que você está aqui. Sinta-se a vontade em me chamar. *** Vem aí a edição impressa 2023 - Aguardem!!
Logo do Whatsapp