“Você possui pensamentos negativos, incontroláveis, que geram desconforto e culpa?”
Se a resposta é sim, talvez você esteja vivenciando pensamentos dissociativos.
Esses pensamentos geram dificuldade para se perceber pontos positivos, causam sentimento de culpa constante e distorção da realidade. Essa forma de pensar torna difícil perceber os pensamentos que são autodestrutivos.
Sabemos que a realidade pode ser interpretada de infinitas maneiras e que não existe “uma única realidade”. No entanto, também é verdade que o processamento distorcido da informação pode causar pensamentos disfuncionais e errôneos, o que pode causar desconforto significativo para a pessoa que os possui.
As características básicas dos pensamentos disfuncionais são mensagens concretas e específicas. A pessoa considera esse pensamento como verdade absoluta e difícil de controlar. Ou seja, acabam sendo pensamentos que não contribuem com nada de bom (por isso são disfuncionais), que geram desconforto desnecessário e que apenas perpetuam pensamentos mais disfuncionais.
Dicas para limitar esses pensamentos:
1- Perdoe-se;
2- Reflita de forma positiva;
3- Afaste o pensamento distorcido com música, uma boa leitura, entre outras distrações positivas;
4- Faça terapia!
A vida é a nossa melhor opção, por isso temos o dever de ser felizes. Quando algo não contribui para isso, é fundamental buscar ajuda!