Em tempos de pandemia, estamos mais em casa, tendo mais tempo para olhar para nós mesmos.
Cuidar com carinho do nosso corpo e da alimentação é fundamental para manter a saúde.
Como você avalia sua alimentação? Está garantindo um retorno positivo para seu bem-estar?
Independentemente de quais sejam seus hábitos alimentares, trago aqui algumas ações mais saudáveis que podem agregar mais qualidade à sua dieta e melhorá-la:
1 Inclua, nas refeições, alimentos de maior qualidade nutricional como verduras, legumes, frutas e produtos integrais. Esses alimentos possuem propriedades que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
2 Lembre-se: não é a baixa caloria que garante alimentação equilibrada; o que faz a diferença no corpo e reflete na sua saúde é a qualidade do que você consome.
3 Busque variar os alimentos e suas preparações, experimente novas receitas e evite a monotonia alimentar. A variedade de alimentos existentes é imensa! Nosso corpo precisa de diferentes nutrientes, e cada alimento tem sua importância.
4 Aproveite os alimentos in natura e evite o consumo em excesso de produtos industrializados os quais apresentam maior quantidade de conservantes, açúcares, sódio e outros ingredientes para aumentar sua durabilidade.
5 Evite o excesso de sal na comida. Utilize temperos como alho, orégano, limão, pimenta, manjericão e outros para realçar o sabor dos alimentos.
6 Mantenha seu corpo hidratado!
7 Faça as refeições com atenção, coma devagar, sinta o sabor de cada alimento. Evite comer em frente à televisão, mexer no celular ou computador. Fazendo isso, você, naturalmente, mastigará melhor a comida. Torne esse momento especial e evite desenvolver o sentimento de culpa em sua alimentação diária. Quanto mais você criar um ambiente positivo na rotina alimentar, mais fácil será perceber as necessidades do seu corpo, entender as suas dificuldades e identificar as melhorias que farão a diferença no seu dia a dia.
Enfim, para conquistar uma rotina mais saudável como sugerimos aqui, é preciso compreender que não se trata, apenas, da escolha de um alimento, mas da adoção de um conjunto de ações que trarão consequências benéficas para sua saúde.