Halloween: ontem e hoje

6
3min de leitura

A festa de HALLOWEEN, sempre aguardada com grande expectativa por crianças e adolescentes que aprendem inglês no Yázigi, representa não só diversão, mas também uma oportunidade de mergulhar na cultura dos povos de língua inglesa. A data de 31 de outubro traz consigo uma das mais antigas tradições celebradas em países como Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda, entre outros.

Vejamos como e onde tudo começou!

ORIGENS

As origens do Halloween remontam ao antigo festival celta de Samhain. Os celtas, povo pagão que viveu há 2.000 anos, principalmente na área que hoje é a Irlanda, o Reino Unido e o norte da França, comemoravam seu ano novo em 1º de novembro. Esse dia marcava o fim do verão e da colheita e o início do inverno escuro e frio. Os celtas acreditavam que, na noite anterior ao ano novo (em 31 de outubro), a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos se tornava obscura e, nessa ocasião, eles celebravam o “Samhain” quando acreditavam que os fantasmas dos mortos voltavam à Terra.

Em 43 d.C., o Império Romano conquistou a maior parte do território celta. Durante os 400 anos de ocupação, dois festivais de origem romana foram combinados com a tradicional celebração celta do Samhain. 

Por volta do século IX, a influência do Cristianismo se espalhou pelas terras celtas, onde gradualmente se misturou e suplantou os ritos celtas mais antigos. No ano 800 d.C., foi instituído o Dia de Todos os Santos a 1º. de novembro e, em 1000 d.C., a Igreja estabeleceu o dia 2 de novembro como o Dia de Finados. O Dia de Todos os Santos – “All-hallows” em inglês – era precedido da tradicional noite de Samhain na religião celta, que começou a ser chamada “All-Hallows Eve” e, eventualmente, Halloween.

HALLOWEEN NOS DIAS DE HOJE

Percebe-se, então, que a tradição dessa festa vai muito além do que podemos, inicialmente, imaginar. São mais de dois mil anos de história e de questões culturais que foram se somando ao longo do tempo até chegar aos dias atuais.

A comemoração que temos hoje envolve, portanto, muitos símbolos representativos das crenças dos antigos celtas, que foram sendo incorporados à tradição.

No Yázigi, os futuros cidadãos do mundo aprendem sobre alguns desses símbolos como, por exemplo, “trick-or-treat”, “jack-o-lantern”, “black cats”, “bats”, “brooms” e “witches”. Cada símbolo tem um significado e uma história, e as crianças e adolescentes escolhem, entre eles, a sua fantasia para garantir uma diversão memorável. 

Neste ano de 2021, a festa de Halloween no Yázigi de Torres reuniu cem participantes em duas festas: uma, para as crianças de 3 a 8 anos e outra, para os alunos de 9 a 14 anos. Como sempre acontece nessas ocasiões, o sucesso do evento incluiu comidas e doces típicos da data, o clássico túnel do terror, a casa da bruxa, bailinho, tattoo de Halloween além, é claro, de muita alegria e animação.

1Hoje, é amplamente aceita a ideia de que a Igreja estava tentando substituir o festival celta dos mortos por um feriado sancionado por ela.

2 Travessura-ou-gostosura, careta de abóbora ou abóbora de Halloween, gatos pretos, morcegos, vassouras e bruxas.

Dessa forma, o aprendizado de uma língua estrangeira como o inglês torna-se muito mais interessante e divertido. Ao aliar cultura e história aos conhecimentos linguísticos adquiridos em sala de aula, através de atividades atraentes como a Festa de Halloween, o Yázigi proporciona experiências inesquecíveis para todos os seus alunos.

Liege Frainer Barbosa - Professora de Inglês e Francês





Halloween: ontem e hoje

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

Yázigi Torres e a história do Outubro Rosa

Lições da pandemia.

Então é natal…e o que você fez? 

Olá, seja bem vindo (a), que bom que você está aqui. Sinta-se a vontade em me chamar. *** Vem aí a edição impressa 2023 - Aguardem!!
Logo do Whatsapp